Entrevista : Manuel Schütz – Sic Truth Clothing

                                                                                                                              picture by Sic Truth Clothing 

Primeiramente , nós do Eluveitie Brasil gostaríamos de agradecer imensamente a oportunidade de poder conversar um pouco com você e saber mais sobre o seu trabalho e o trabalho que tem desenvolvido com o Eluveitie nesses últimos tempos!

01 Nós sabemos que muitos fãs de Eluveitie conheceram a marca através dos membros da banda ,  por conta disso nós gostaríamos que você explicasse um pouco sobre o começo da marca e como tudo isso surgiu? Pesquisando nós encontramos alguns vídeos antigos de você customizando diversas blusas em algumas modelos, e olhando por esse ângulo a marca então começou de forma despretensiosa ? talvez*


M: Eu fundei a Sic Truth Clothing em 2010 em Zurique, com a visão de criar moda de rua para os palcos e para outros artistas. O Sic Truth Clothing personifica o estilo de vida Rock’n’roll e do punk rock , e inicialmente me inspirou através dessa cena. Eu sou ativo na indústria da música e da moda a anos e comecei a tocar violão quando era criança. Eu fui a muitos shows com meu pai no passado e me envolvi em todo esse negócio de música cedo. Muitas vezes eu estava saindo com outras bandas e comecei a personalizar algumas ares de palco pra elas. Eu realmente sou muito adepto do faça você mesmo,principalmente com o estilo punk rock , foi ai que finalmente decidi começar a minha própria linha de roupas. No começo eu fiz diversas camisetas, casacos com capuz e moletom, entretendo eu faço muitas roupas personalizadas para muitos artistas diferentes. Bem, encontrar um nome legal para sua linha de roupas não é fácil, passei semanas procurando descobrir um nome único para minha marca. Sic ( significa Sick(doente) , apenas retirei aquele k que parecia muito frio 😉 , Vivemos em um mundo cheio de ódio, guerra, ganância, e etc Então é uma espécie de “verdade doentia”.

02 Ainda falando do desenvolvimento da marca, nós notamos que musica e Sic Truth Clothing andam lado a lado, por isso tantos artistas realizaram diversas campanhas com vocês, Isso já era algo dentro do DNA da marca ou aconteceu de forma totalmente aleatória e espontânea ?  , porque eu realmente preciso concordar que não são todas as marcas de roupas que tem a oportunidade de trabalhar com bandas como Alice Cooper, Guns N’Roses,  Papa Roach, sendo tão novas no mercado , de certo modo e isso realmente é muito incrível, tanto que se reflete no seu trabalho.

 M: Eu sempre estava na cena musical e freqüentemente ia para Los Angeles  nos meus primeiros anos – tentando obter uma nova inspiração e conectar-me com outras pessoas, que também estão na moda e no rock. Ter a oportunidade de trabalhar em conjunto com tantos artistas legais é apenas um resultado de trabalho árduo e muita ambição. Eu projetei e produzi várias linhas de assinatura diferentes em colaboração com músicos bem conhecidos como Tommy Henriksen (Alice Cooper, Hollywood Vampires), Ryan Roxie (Alice Cooper) e Paul Phillips (Puddle of Mudd). É importante definir seus alvos altos e dar sempre 150% de você. Caso contrário, outra pessoa estará fazendo isso. Sei que  é  meio clichê, mas eu cresci com cartazes desses artistas na parede do meu quarto, e agora eu trabalho junto com eles – às vezes isso ainda é surreal.

                                                                                                  picture by Sic Truth Clothing 

03 Hoje, a Sic Truth também trabalha com outros nichos , e não apenas com roupas, mas com uma infinidade de mídias, como websites, vídeos e também com fotografia, poderia nos contar também um pouco sobre a Sic Truth Art? Tanto ela quanto a Sic Truth Clothing são duas coisas completamente distintas, ou ambas fazem parte da sua veia criativa?  Sendo uma única coisa.

M: Eu ainda tento colocar o meu foco principal no Sic Truth Clothing, mas também estou na arte e na fotografia. Comecei a Sic Truth Art há cerca de dois anos e minha arte vem se desenvolvendo, eu queria fazer um trabalho mais criativo para mim e para artistas e outros clientes. Eu sou mais ativo principalmente na fotografia de música e moda e amo estar por detrás do material de bandas, especialmente para Eluveitie. Eu também trabalho com obras de arte e webdesign e crio muitos websites para diferentes bandas.

04 Falando do Eluveitie, nós sabemos que a Suíça de certo modo é um país pequeno, então provavelmente a comunicação e divulgação no meio alternativo e rock, em geral seja mais fácil do que aqui no brasil, por exemplo. Se não me falha a memoria, o primeiro a usar a marca em alguns shows do Eluveitie foi o Kay Brem  com a lendária camiseta de vocês Angel&Devils , como foi esse primeiro contato?

M: Kay é um grande amigo há anos e eu comecei a fazer roupas de palco para ele há cerca de 3 anos. Ele estava sempre usando essa camiseta “Anjos e diabos” – então decidimos personalizar um monte de camisetas para ele. Através dessa colaboração com Kay entrei em contato com todos os outros membros do Eluveitie. 

                                                                                                                                 picture by Sic Truth Art

 05 Mudando rapidamente de assunto, com certeza nós precisamos saber sobre o seu processo criativo de desenvolvimento das peças e principalmente dessa área que você trabalha de customização e exclusiva pras bandas, por exemplo , as roupas tiradas pelo Eluveitie, nos Photoshoots oficiais  agora de 2017,  feitas pelo Manvarle, ( camiseta com capuz do Alain, blusas do Rafael, Kay e Jonas) , só não sabemos se teve alguma customização pras meninas, que você também realizou. Como foi o processo criativo e como ele geralmente é pras bandas, ou membros em especial que você confecciona , alguma jaqueta ou camiseta. Existe algum tipo de pesquisa antes, ou “brainstorm” .

M: Na verdade, crio camisetas e blusas para Kay, Jonas e Alain. Jonas e Alain também são bons velhos amigos. Minha banda de punk rock Another Victory  já fez alguns shows com uma antiga banda Alain naquela época. Jonas mora em Zurique, como eu, então, muitas vezes ficamos juntos e conversamos sobre novas ideias para as roupas do palco. Kay está na mistura entre rock’n’roll e grunge, Alain está no estilo da moda mais moderna e Jonas e eu somos principalmente no estilo de “Life LA Rock’n’Roll e Metal” – então é tão engraçado como características diferentes se encontram e têm estilo de roupa tão diferentes.

Eu estou trabalhando em um novo projeto junto com Jonas para novas roupas de palco para o Eluveitie Tour 2018.

                                                                                                                              picture by Sic Truth Art

06 Ainda comentando do Eluveitie, e do trabalho que você desenvolve com o Sic Truth Art, conte-nos um pouco de como acabou acontecendo de você ser o fotografo de turnê deles?  

M:
Bem, uma vez que todos eles são bons amigos meus, viajar com eles é simplesmente incrível. Eles são super legais e me sinto honrado por fazer parte do Eluveitie como seu Fotografo Oficial de turnê.Eu estava saindo de um show do Eluveitie no verão passado nos bastidores e apenas fiz algumas fotos aleatórias com minha câmera. Os membros da banda foram ver minhas fotos deles, e então eles me contrataram como seu Fotografo Oficial de turnês. Eu tento viajar com eles o máximo que posso, mas não posso fazer todos os shows infelizmente.

07 E por último, não menos importante tem algum recado para os fãs brasileiros? 
M: Eu adoraria participar de uma próxima turnê do Eluveitie no Brasil e conhecer o país de vocês e as pessoas. Obrigado pelo seu apoio e espero vê-los  em breve!

[ English Interview here ]


Redes sociais da Sic Truth Clothing & Art 

Sites:  Sic Truth Clothing
            Sic Truth Art

Facebook : Sic Truth Clothing  
                    Sic Truth Art 

Instagram: @sic_truth_clothing

Comments

Comentário


EnglishFrenchGermanItalianSpanish